Como Submeter um Recurso

    Nota: Para submeter um recurso deve ter/criar uma conta Google (GMail).

     

    No preenchimento do formulário de submissão, encontrará os seguintes campos:

     Título

    Refere-se ao título do recurso. Seja sugestivo e objetivo.

    Autor/Fonte

    Este campo refere-se ao autor do recurso. Se não for o autor original, coloque o nome do autor e certifique-se que tem autorização para usar/alterar/transmitir/distribuir o recurso. É da sua responsabilidade respeitar os direitos autorais. Se for o autor, coloque o seu nome.

    Escola/Organização/Nome Do Sítio

    Preencha com o nome da sua escola ou organização, sempre que o recurso for da sua autoria. Caso contrário, coloque o nome da organização ou instituição do autor. Se não o conseguir encontrar, indique o nome do sítio na Internet onde se encontra o recurso. Sem esta(s) referência(s), não poderá propor o recurso por questões de Direitos de Autor.

    Palavras-chave

    Insira palavras ou expressões que melhor descrevam o conteúdo do recurso. Neste campo, deve inserir entre 1 a 3 palavras ou expressões. 

    Formato

    Na plataforma são permitidos apenas os seguintes formatos: Vídeo, Animação/Simulação; Áudio; Planificação; ; Imagem/Poster; Jogo didático; Texto, e Rubrica e Vídeo. No caso de o recurso ser: um cartaz ou um folheto, escolha Imagem ou Texto, consoante considerar mais adequado.

    Localização do recurso

    As opções, que se apresentam, referem-se ao local onde ficará o recurso (na plataforma REDcfaebn, no caso de ser um ficheiro, caso contrário, na Internet).  Se o recurso: estiver na Internet, de acesso facilitado, escolha a opção "Endereço de Internet". Deve inserir, de seguida, o endereço da página da Internet onde se encontra o recurso (link). Se for um vídeo existente na Internet, insira o endereço da página da Internet onde se encontra o recurso (link). Se for um ficheiro áudio feito por si, e com um tamanho inferior a 100MB, poderá carregá-lo para a plataforma. Se for um vídeo feito por si, deve carregá-lo, em primeiro lugar, para o Youtube, ou outro sítio na Internet, e, posteriormente, inserir o endereço da página da Internet onde se encontra o vídeo (link).

    Descrição

    Este campo deve ser preenchido com informação que descreva o recurso. Deverá ter no mínimo 20 caracteres e no máximo 800. Se o recurso necessitar de informação adicional, coloque de forma sucinta essa informação (e.g., variáveis manipuláveis, procedimentos na página da Internet de origem...).

    Disciplinas

    As disciplinas disponíveis na plataforma REDcfaebn são: 

    Domínios

    Indique o domínio da disciplina que melhor se adequa ao recurso.

    Anos de escolaridade

    Deve selecionar o ano em que o recurso pode ser utilizado. 

    Idiomas

    Estão disponíveis as referências aos seguintes idiomas: Português (PT); Português (BR); Inglês, Inglês, legendado em português; Francês, Francês, legendado em português; Espanhol, Espanhol, legendado em português, Outro, Outro, legendado em português e Não se aplica. A opção “Não se aplica” deve ser selecionada quando o recurso não apresentar falas nem legendas. 

    Proposta de operacionalização Este campo deve ser preenchido com uma proposta de operacionalização, contendo informação suficiente que permita a sua implementação. Deve ter no mínimo 20 caracteres e no máximo 800. Não deve, no entanto, ser uma planificação de aula.

    Termos e Condições

    Antes de submeter um recurso, deve aceitar os Termos e Condições de utilização da plataforma REDcfabn. Ao submeter um recurso, está a autorizar que o conteúdo seja distribuído sob os termos da licença Creative Commons com a atribuição designada como Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual (CC BY-NC-SA). A responsabilidade sobre os direitos de autor do recurso é da total responsabilidade do utilizador que o submete. Ao fazê-lo: mantém os direitos autorais do trabalho submetido; declara ser o autor ou o proprietário da obra ou ter a permissão do autor para a distribuir; pretende que o trabalho/obra submetido(a) seja distribuído(a) sob os termos da licença CC-BY-NC-SA. Caso não seja o autor da obra e este exija outro tipo de licença, deverá mencionar no campo “Descrição”. Contudo, a licença deve ser sempre Creative Commons com “atribuição”. Caso contrário, não poderá submeter o recurso. Para mais informações, consulte a página oficial da Creative Commons

    2020 I CFAEBN