(0 votes)

Jogo Didático

Autor(a): Luísa Diz Lopes

Organização: Agrupamento de Escolas Abade de Baçal

"Perdidos no Labirinto Pessoano" é uma atividade construída com o propósito de conduzir os alunos através de uma viagem de revisão de conteúdos relacionados com a poesia pessoana (ortónimo, heterónimos e "Mensagem"), através de desafios, que incluem audição de ficheiros, consulta de páginas ou documentos virtuais e também do manual e dos seus apontamentos. Deste modo, o aluno percorre seis espaços (Plural, Mítico, Clássico, Harmonia, Emoção e Criativo), cujo acesso está limitado ao sucesso obtido em cada missão, à obtenção das palavras, senhas ou números e à descodificação de mensagens que permitem a abertura das várias portas labirínticas, rumo à liberdade e ao conhecimento.

PROPOSTA DE OPERACIONALIZAÇÃO

Esta atividade foi desenhada para ser realizada em grupos pequenos, mas nada impede que seja realizada individualmente, e pode ocorrer em contexto presencial ou virtual. Para a executar, basta fornecer ao aluno o link e dar-lhe as instruções essenciais, nomeadamente, que leia bem todas as instruções e que, no final, se assim o docente entender, entregue o "Quadro de jogo", que pode ser um formulário para entrega online, no qual devem estar registadas todas as informações que o professor entender e que garantem o progresso do aluno ao longo da viagem neste labirinto. Após a atividade, será útil a discussão com os alunos sobre a mesma para avaliar o seu impacto e poder realizar ações de aperfeiçoamento da mesma. Se se considerar necessário proceder a uma avaliação da aprendizagem resultante da mesma, pode ser criada uma tarefa de aferição com base nos conteúdos abordados. Boa viagem.

You also can see

2020 I CFAEBN