Entre os dias 13-14 e 14-15 de novembro, o CFAE Bragança Norte fez-se representar no Vimeiro, pelo seu Embaixador Digital (ED), Manuel Diogo Cordeiro, e pela Representante para a Autonomia e Flexibilidade Curricular (RAFC), Fernanda Vicente, no Encontro – “Educação Digital em Ação: Partilhar, Inovar e Transformar”, destinado aos Embaixadores Digitais, e no Seminário das Equipas Regionais, respetivamente. Estes eventos foram promovidos pela Direção-Geral da Educação (DGE).
Os objetivos traçados nortearem as atividades dos dois primeiros dias, tendo em conta o que tem vindo a ser realizado, nos últimos quatro anos, no âmbito da capacitação digital, sobretudo no que se refere ao papel transformador dos ED nas escolas. Assim, este evento teve como propósitos: consolidar o papel dos ED no contexto educativo, proporcionando um espaço de partilha e capacitação; promover a implementação de planos de ação locais transformadores, que incluam metas e indicadores de monitorização, visando a identificação dos efeitos da ação dos ED; sensibilizar os ED para a integração equilibrada e sustentável do digital no currículo; e estimular a colaboração e a partilha de práticas de referência entre os ED e os Centros de Competência TIC.
No decorrer dos dois dias, os diferentes espaços permitiram a partilha de experiências, a reflexão sobre propostas de práticas a implementar e, principalmente, o reforço das redes de colaboração já criadas, uma vez que estas são fundamentais para fomentar a inovação nas escolas e para promover uma educação digital integrada e coerente em todo o território.
O Seminário das Equipas Regionais decorreu na manhã do dia 14, em simultâneo, com o Encontro destinado aos ED. Este evento destinou-se a capacitar os docentes no âmbito dos processos de monitorização. As atividades desenvolvidas foram muito variadas. Destacou-se, desde logo, a conferência ”Inovação e monitorização de resultados”, do Doutor Paulo Neto da Universidade de Évora que abordou em detalhe todas as etapas e ingredientes indispensáveis à monitorização centrada em processos de melhoria. Por outro lado, dedicou-se também atenção à monitorização do funcionamento dos Grupos de Desenvolvimento entre Pares - Projeto Piloto que decorreu no ano transato, dos PADDE e do Sistema de Educação Inclusiva dos Agrupamentos de Escolas e das Escolas não Agrupadas. O Doutor David Sousa e a Doutora Isolina Frade levaram a cabo uma comunicação “Avaliação Pedagógica”, centrada no trabalho a desenvolver nesta área. Ademais, realizou-se um workshop sobre “Inovação e Monitorização de Resultados”. Neste âmbito, os participantes, em pequenos grupos, distribuídos por salas, e a partir de casos apresentados, refletiram sobre o sistema de monitorização de Planos de Inovação. Após esta reflexão, foi afinado um sistema de monitorização por sala para ser partilhado em plenário.
Em jeito de balanço, a equipa do CFAE Bragança Norte que se deslocou ao Vimeiro teve a oportunidade de aprofundar conhecimentos na área da monitorização de resultados, o que certamente permitirá prestar os apoio aos Agrupamentos de Escolas associados também nesta matéria.