O XVI Congresso Nacional de CFAE "Tempos e Lugares de Formação e Educação", organizado pelos CFAE do Alentejo, decorreu em Beja, na Escola Secundária Diogo Gouveia, de 13 a 15 de março de 2025.
O CFAE Bragança Norte participou neste evento através do seu Diretor, a Representante da Autonomia e Flexibilidade Curricular e o Embaixador Digital. Ao longo dos três dias do Congresso, houve oportunidade para refletir sobre o nosso sistema de formação contínua, as suas realizações e os seus desafios.
O Congresso abriu com o Painel “CFAE: Identidade e Memória”, onde foi apresentado o portal Memórias CFAE, através do qual se pretende fazer o registo de memórias dos CFAE, salvaguardando o património científico, pedagógico e cultural que cada Centro foi acumulando nas atividades e dinâmicas desenvolvidas desde 1993.
Os desafios atuais e futuros de ser professor foram abordados em desafiante tertúlia, desafios que se prolongaram para a mesa redonda da tarde, onde se discutiram os caminhos da formação contínua.
Entre desafios e interrogações, foi estimulante ouvir a conferência do Prof. Doutor Luís Sebastião, da Universidade de Évora: "... e, apesar de tudo, educamos", onde nos apresentou a ideia de “campo pedagógico”. Uma ideia a explorar em futuros encontros!
No último dia, após um serão em que mergulhamos na cultura do Alentejo, salpicada pelo seu Cante Alentejano, discutiu-se a inovação Pedagógica nas Escolas e o papel Estratégico da formação contínua no processo de afirmação profissional dos professores.
Foram três dias de reflexões e questionamentos, que enriqueceram todos os participantes e que lhes permitiram a aportar ideias, projetos e desafios para continuar a desenvolver uma formação contínua de qualidade.
Parabéns aos CFAE da região do Alentejo que tão bem organizaram este XVI Congresso Nacional dos CFAE!