Projeto MAIA

Assessora do CFAEBN para o acompanhamento do Projeto MAIA:

Fernanda Monteiro Vicente

Website do projeto: aqui

O CFAE Bragança Norte integra o Projeto "Monitorização, Acompanhamento e Investigação em Avaliação Pedagógica (MAIA)", no âmbito da Autonomia e Flexibilidade Curricular (AFC), coordenado e acompanhado por uma Equipa Central, liderada pelo Professor Doutor Domingos Fernandes. Este Projeto tem como propósito contribuir para a melhoria dos processos de ensino de aprendizagem e de avaliação pedagógica e, desta forma, desenvolver as ações que se impõem para que os alunos aprendam mais e melhor e com mais profundidade.

Num momento inicial, as formadoras do CFAE Bragança Norte, Cristiana Madureira e Louise Lima, e o assessor no âmbito da AFC, participaram em dois seminários nacionais sobre a avaliação como processo eminentemente pedagógico, abordando temas como avaliação formativa, feedback, critérios de avaliação, rubricas, entre outros.

No momento seguinte, foram identificados os Agrupamentos participantes no projeto e as suas equipas pedagógicas:

- Agrupamento de Escolas de Macedo de Cavaleiros

- Agrupamento de Escolas Miguel Torga

- Agrupamento de Escolas de Miranda do Douro

No âmbito do projeto, em 2020, tiveram lugar as seguintes formações:

1.º - ACD, em 1 de fevereiro (participantes no projeto e outros docentes);

2.º - 8 de fevereiro – Início da Oficina de trabalho (25h presenciais + 25h de trabalho autónomo) “Para uma Fundamentação e Melhoria das Práticas de Avaliação Pedagógica: Projetos de Intervenção nos Domínios da Avaliação”, com acompanhamento, reflexão e avaliação em diferentes escalas, quer local (formadoras e representante AFC), quer central (equipa central). Nesta formação, os participantes elaboraram projetos que se pretende sejam implementados progressivamente nos seus agrupamentos.

Paralelamente a esta oficina, foi dinamizada uma segunda turma (sem monitorização da equipa central) onde participaram docentes dos Agrupamentos de Escolas Abade de Baçal, D. Afonso III, Vinhais e Macedo de Cavaleiros

3.º - 10 de setembro – ACD, on-line, onde se pretendeu divulgar alguns dos resultados da formação no âmbito do projeto MAIA

Projeto MAIA 1º Webinar, dia 25 de fevereiro de 2021

Reveja aqui