Projeto MAIA

Assessora do CFAEBN para o acompanhamento do Projeto MAIA:

Fernanda Monteiro Vicente

Website do projeto: aqui

O CFAE Bragança Norte integra o Projeto "Monitorização, Acompanhamento e Investigação em Avaliação Pedagógica (MAIA)", no âmbito da Autonomia e Flexibilidade Curricular (AFC), coordenado e acompanhado por uma Equipa Central, liderada pelo Professor Doutor Domingos Fernandes. Este Projeto tem como propósito contribuir para a melhoria dos processos de ensino de aprendizagem e de avaliação pedagógica e, desta forma, desenvolver as ações que se impõem para que os alunos aprendam mais e melhor e com mais profundidade.

Num momento inicial, as formadoras do CFAE Bragança Norte, Cristiana Madureira e Louise Lima, e o assessor no âmbito da AFC, participaram em dois seminários nacionais sobre a avaliação como processo eminentemente pedagógico, abordando temas como avaliação formativa, feedback, critérios de avaliação, rubricas, entre outros.

No momento seguinte, foram identificados os Agrupamentos participantes no projeto e as suas equipas pedagógicas:

- Agrupamento de Escolas de Macedo de Cavaleiros

- Agrupamento de Escolas Miguel Torga

- Agrupamento de Escolas de Miranda do Douro

- Agrupamento de Escolas de Mogadouro

No âmbito do projeto, em 2020, tiveram lugar as seguintes formações:

1.º - ACD, em 1 de fevereiro (participantes no projeto e outros docentes);

2.º - 8 de fevereiro – Início da Oficina de trabalho (25h presenciais + 25h de trabalho autónomo) “Para uma Fundamentação e Melhoria das Práticas de Avaliação Pedagógica: Projetos de Intervenção nos Domínios da Avaliação”, com acompanhamento, reflexão e avaliação em diferentes escalas, quer local (formadoras e representante AFC), quer central (equipa central). Nesta formação, os participantes elaboraram projetos que se pretende sejam implementados progressivamente nos seus agrupamentos.

Paralelamente a esta oficina, foi dinamizada uma segunda turma (sem monitorização da equipa central) onde participaram docentes dos Agrupamentos de Escolas Abade de Baçal, D. Afonso III, Vinhais e Macedo de Cavaleiros

3.º - 10 de setembro – ACD, on-line, onde se pretendeu divulgar alguns dos resultados da formação no âmbito do projeto MAIA

Iniciativas desenvolvidas no âmbito das necessidades manifestadas pelos agrupamentos para a implementação do MAIA:

- 15 de setembro de 2021- ACD, on-line, Para uma avaliação pedagógica, Agrupamento de Escolas de Mogadouro;

- 22 de setembro de 2021- ACD, on-line, Para uma avaliação pedagógica, Agrupamento de Escolas D. Afonso III, Vinhais;

- 16 de fevereiro de 2022- ACD, on-line, O Contributo das rubricas para uma avaliação pedagógica, Agrupamento de Escolas Miguel Torga - 1º Ciclo

- 9 de março de 2022- ACD, presencial, O Contributo das rubricas para uma avaliação pedagógica, Agrupamento de Escolas Miguel Torga - 2º e 3º Ciclos e Secundário

Projeto MAIA 1º Webinar, dia 25 de fevereiro de 2021

Projeto MAIA 2.º Webinar, dia 24 de março de 2021

Reveja aqui

Projeto MAIA 3.º Webinar, dia 29 de abril de 2021

Reveja aqui

Projeto MAIA Webinar, dia 20 de maio de 2022 - Avaliação Formativa em contexto de Ensino Profissional

Reveja aqui

Webinar - Autoavaliação: o que é? porquê? como?

Reveja aqui

Webinar - Avaliação Interna e Avaliação Externa - melhorar as aprendizagens em torno de um referencial comum

Reveja aqui

Webinar - Como dar às notas um uso construtivo? A classificação ao serviço da melhoria das aprendizagens